domingo, 18 de maio de 2025

DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS, 18 de maio.



Minha Experiência Museológica.


Na última vez que fui a Espanha tive que fazer uma "difícil" escolha, qual seja, receber em cerimônia solene o Certificado do Curso de Especialização em Direito Ambiental, ou, tomar o trem, de Toledo para Madri, aproveitando as poucas horas que dispunha em solo espanhol, para visitar o Museu Reina Sofia.


Para quem me conhece, pelo menos como professor, a resposta ao dilema já é evidente, presumo. Para os que não me conhecem, nem mesmo como professor, a ausência de uma foto com beca em cerimônia solene, nesta postagem, deve esclarecer minha escolha. 


Faço esse pequeno relato para fins pedagógicos. A sensibilidade com as criações do espírito humano têm forte conotações éticas, especialmente em períodos de guerra, como vivemos. 


A arte pode expressar e traduzir o horror da guerra, por exemplo. E foi neste sentido que, de todo tempo dispensado à visita do Museu Reina Sofia, quase a metade foi dedicada à uma obra especifica de Pablo Picasso, "Guernica". Recomendo que acesse o site do museu, cujo link se encontra no final deste texto, para obter mais detalhes. 


O Dia Internacional dos Museus é celebrado em 18 de abril. Em âmbito nacional, a celebração ocorre na mesma data. Muitas instituições museológicas iniciam no dia de hoje a semana dos museus, dando acesso gratuito ao seus acervos.


Em consonância com artigo 216 da Constituição Federal, que visa proteger o patrimônio cultural, os museus exercem papel fundamental para preservação cultural, dando suporte à educação em geral.


A Lei 11.904/09, artigo 1°, define museu como "instituições sem fins lucrativos que conservam, investigam, comunicam, interpretam e expõe, para fins de preservação, estudo, pesquisa, educação, contemplacão e turismo, conjuntos e coleções de valor, histórico, artístico, científico, técnico ou de qualquer outra natureza cultural, abertas ao público, a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento"


Em São Paulo, capital, já visitei alguns museus, como o MASP. No interior, por exemplo, em Bebedouro, visitei, e desfrutei o Museu Matarazzo. Aproveite, e visite os museus de sua cidade. Vai ser uma experiência enriquecedora. Sim, eu, também, não dispunha de tempo. A vida corrida vai exigir uma decisão, uma escolha, que vai indicar suas prioridades.  


Falbert Sena

https://guernica.museoreinasofia.es

Nenhum comentário: